21/04/13

O justo viverá pela fé

Autor: | Dia: 21/04/13

"Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Hebreus 10.38-39)

A fé é um elemento fundamental na vida do filho de Deus. Ela é quem dá o diagnóstico da nossa saúde espiritual.

A fé é extremamente vital. O ser humano aguenta até quarenta dias sem comer, três dias sem beber água, três minutos sem respirar. Mas a fé é mais importante que alimento, água e oxigênio, pois sem fé a morte é imediata. Sem fé estamos mortos espiritualmente. O justo só vive pela fé.

Por que a fé é vital?


1. Porque por meio dela é que somos salvos


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2.8-9)

É por intermédio da fé que nós recebemos a graça da salvação de Deus. A salvação é um presente pessoal de Deus e a fé é a chave para acessá-la.

2. Porque ela é escudo


"tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno." (Efésios 6.16)

A fé é escudo que nos protege contra as palavras enganosas do Diabo. Perceba que, quanto maior a fé, maior o seu escudo. Quanto menor a fé, menor o seu escudo. Quanto menor a sua fé, mais vulnerável contra o engano você está. A falta de fé nos torna vulneráveis contra Satanás, e uma fé grande nos torna invisíveis aos seus olhos, de forma que estaremos bem protegidos.

3. Porque por meio dela vencemos o mundo


"porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5.4-5)

Somente a fé em Jesus nos torna vitoriosos sobre o mundo, pois Jesus já o venceu. Não há outro meio de se vencer as aflições, dificuldades e tentações senão tendo fé no Filho de Deus.

Leia também:
Eu sou forte!

4. Porque por meio dela compreendemos a obra de Deus


"Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê." (Hebreus 11.3)

Muitas vezes não compreendemos a obra de Deus por falta de fé. A fé abre os nossos olhos para o espiritual, de forma que podemos ver a operação de Deus em nosso favor. Posso citar o caso de Eliseu e seu discípulo, que teve os seus olhos abertos para ver os Exércitos de Deus sobre Dotã (2 Reis 6.15-17).

5. Porque sem ela é impossível agradar a Deus


"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11.6)

Duvidar de que Deus pode abençoar é a pior coisa que alguém pode fazer contra Ele. Uma oração recheada de incredulidade é algo terrível aos Seus olhos. Aquele que se aproxima de Deus precisa ter fé de que Ele está lá para atendê-lo e dar a resposta de suas orações. Isso é agradar a Deus.

6. Porque é por ela que alcançamos as promessas de Deus e a resposta das orações


"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem." (Hebreus 11.1)

"Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé." (Romanos 4.13)

"e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis." (Mateus 21.22)

A fé fez com que Abraão fosse conhecido até hoje. Ele é conhecido como aquele que alcançou uma promessa milagrosa de Deus. O que ele fez para alcançar isso? Creu. Abraão creu em Deus. Para alcançar algo de Deus basta crer.

O possível alcançamos com a força do nosso próprio braço. O impossível alcançamos pela fé em Deus.

"tudo é possível ao que crê" (Marcos 9.23)


7. Porque é por ela que utilizamos os dons do Espírito para efetuar sinais, prodígios, maravilhas e milagres


Os dons do Espírito Santo devem ser operados simultaneamente com a operação da fé. Quando isso acontece, o Espírito Santo nos usa para efetuar coisas sobrenaturais. A fé é aquilo que nos liga ao mundo espiritual e nos torna capazes de operar os dons espirituais com perfeição:

"E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados." (Marcos 16.17-18)

"e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará" (Tiago 5.15)

"E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde" (Atos 3.16)

Devemos guerrear pela nossa fé


Com base em todos esses motivos sobre a vitalidade da fé, não é de se surpreender que o Diabo tente matá-la. Por isso, precisamos guerrear por ela.

Quando guerreamos pela nossa fé, guerreamos também pela nossa saúde espiritual, pela conservação da nossa alma. Quando guerreamos pela nossa fé, guerreamos pela nossa salvação, guerreamos contra as concupiscências do mundo, guerreamos contra tudo aquilo que quer nos afastar do Senhor e nos impedir de receber Suas promessas.

Existe um livro específico na Bíblia exatamente para nos exortar a batalhar pela nossa fé: a carta do apóstolo Judas:

"Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos." (Judas 3)

Ele nos diz em sua carta que existirão pessoas usadas pelo inimigo que tentarão de todas as formas nos confundir, nos levando para a contaminação. Por isso a necessidade de vigiar e guardar a fé.

Que no Grande Dia você possa se apresentar diante de Deus e dizer, assim como o Apóstolo Paulo - "Eu guardei a FÉ"!

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4.7)

Guardar a fé é mantê-la intacta dos pensamentos humanistas, da incredulidade, da dúvida, da carnalidade, da mentira e do engano de Satanás. Guarde a fé e conserve sua alma!

Sobre o Autor:

Silas Yudi Silas Yudi é jovem e cristão, que aprendeu desde cedo acerca do valor do sacrifício de Jesus na cruz pela sua vida. Está sempre buscando aprender algo novo da Palavra diariamente. Leia mais sobre o autor
Gostou? Não copie! A reprodução total ou parcial do conteúdo deste artigo é proibida sem a devida autorização do autor. Plágio é pecado (Jeremias 22:13).
RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste site.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
Twitter: Siga o site Eu Vivo a Bíblia no Twitter.
Facebook: Curta a nossa página no Facebook:
Comentário(s) no Facebook:

Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente sobre este estudo!
Obs: Todos os comentários são moderados. Regras:
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não use palavras depreciativas, este é um site cristão;
- Escreva somente sobre o assunto do post; se deseja falar algo não relacionado ao post use o Formulário de Contato;

Os comentários no Facebook e no próprio site representam a opinião dos seus respectivos autores, e não do autor do site.