19/08/10

O Crente e a Política

Autor: | Dia: 19/08/10

Urna EletrônicaSegundo o dicionário, política significa:

"Ciência do governo dos povos, direção de um Estado e determinação das formas de sua organização, conjunto dos negócios de Estado, maneira de os conduzir."

O crente deve participar de política? Há muitos que acreditam que não. Mas, se formos parar para pensar um pouco, os crentes deveriam ser os mais interessados nos assuntos políticos do seu país, estado e cidade.

A Bíblia diz que Deus é político


Ele domina sobre as nações:
"Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações." (Salmos 22.28)

Deus tem um Estado onde Ele governa, e é chamado de Reino dos Céus, ou Reino de Deus:
"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4.17)

O Reino de Deus é político


1) Tem um Rei: Jesus Cristo

"No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores." (Apocalipse 19.16)

2) Tem um Exército:

"Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro." (Apocalipse 19.14)

3) Tem sua capital: A Nova Jerusalém

"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo." (Apocalipse 21.1-2)

4) Tem os cidadãos:

"E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles." (Apocalipse 21.3)

Leia mais sobre os cidadãos do Reino de Deus:
O Reino de Deus e a Família Real

O crente que acha que não precisa se envolver com política está enganado. Deus é um Deus que se envolve com política, e Ele sabe que uma pessoa errada governando uma nação trás desolação, e um justo governando trás bênçãos.
"Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme." (Provérbios 29.2)

Leia mais sobre política no meio cristão:
A Igreja do Senhor precisa de representantes políticos

Esse provérbio é até famoso, mas muitos crentes não prestam atenção nele. É um provérbio político, e é verdadeiro.

Veja o rei Davi, em suas últimas palavras como rei de Israel, falando aquilo que o Senhor havia lhe dito:

2 Samuel 23.1-7:
1 "São estas as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, diz a homem que foi exaltado, o ungido do Deus de Jacó, o suave salmista de Israel.
2 O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.
3 Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus,
4 será como a luz da manhã ao sair do sol, da manhã sem nuvens, quando, depois da chuva, pelo resplendor do sol, a erva brota da terra.
5 Pois não é assim a minha casa para com Deus? Porque estabeleceu comigo um pacto eterno, em tudo bem ordenado e seguro; pois não fará ele prosperar toda a minha salvação e todo o meu desejo?
6 Porém os ímpios todos serão como os espinhos, que se lançam fora, porque não se pode tocar neles;
7 mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar."
(2 Samuel 23.1-7)

Lembre-se: Foi o Espírito do Senhor quem falou (v 2) que quando o justo governa no temor de Deus (v 3), sua nação será como a luz da manhã, e como a manhã sem nuvens...(v 4).

O justo pode governar! O justo pode ser político! O político pode ser justo! Basta o temor de Deus. O crente precisa acordar para a política. A Bíblia está cheia de política. O Reino de Deus é político. Não estou me referindo às Igrejas, mas estou me referindo à organização do Reino de Deus em Apocalipse: é totalmente político (claro que, diferente da Terra, o Reino de Deus é perfeito).

Deus se interessa por política


E o crente deveria se interessar também:
"Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos." (Daniel 2.21)

"Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem." (João 19.11)

"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus." (Romanos 13.11)

"Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei." (1 Samuel 16.1b)

Viva a Bíblia. Acredite: Deus é político, e se interessa pela sua nação, estado e cidade. Seja interessado também.

Sobre o Autor:

Silas Yudi Silas Yudi é jovem e cristão, que aprendeu desde cedo acerca do valor do sacrifício de Jesus na cruz pela sua vida. Está sempre buscando aprender algo novo da Palavra diariamente. Leia mais sobre o autor
Gostou? Não copie! A reprodução total ou parcial do conteúdo deste artigo é proibida sem a devida autorização do autor. Plágio é pecado (Jeremias 22:13).
RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste site.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
Twitter: Siga o site Eu Vivo a Bíblia no Twitter.
Facebook: Curta a nossa página no Facebook:
Comentário(s) no Facebook:

18 comentários :
  1. Concordo que devemos nos interessar pela politica, mas não podemos ser contaminados pelos conceitos politicos atuais.. Hoje no Brasil, fazer politica significa: LEVAR VANTAGEM.
    O crente quando entra na politica tem que fazer a diferença.
    Shalon

    ResponderExcluir
  2. a paz do Senhor, gostei do artigo, no dia em que todos os servos de Deus descobrirem que vivem no reino( o reino dos céus) e o reino tem um rei que governa, serão muito mais abençoados,pois só assim terão noção dos privilégios do reino e assim poderão usufluir destes, abçs.

    ResponderExcluir
  3. Todo o crente devia entender quais são os seus deveres, tanto relogiosos como políticos, se alguém acha que o crente deve ser anti-político, então é melhor examinar as Sagradas escrituras, e verificar o que Jesus queria dizer com as palavras :"dai a Céser o que é de Céser..."E se os crente governassem evitariam muitos males. O conceito anti-política, é anti- Bíblico ou então alguém que abra sua bíblia e me mostre o contrário.
    Um abraço, que Jesus o ilumine e guarde.

    ResponderExcluir
  4. Acho super certo evangelicos participarem da vida politica do pais, é claro, sem se deixar desviar do caminho de Deus. Há muitas leis, que vão contra a vontade de Deus e colocam os evangelicos numa posição dificil, até mesmo como criminosos, como é o caso da lei que regulariza o casamento homossexual, ou a lei a favor do aborto. Com evagelicos na politica, leis como essas tem menos chances de serem aceitas.

    ResponderExcluir
  5. DEUS nós der sabedoria e entendimento em todas as coisas ! JESUS CRISTO é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, pois o seu governo não é deste mundo de trevas e pecado.O seu Reino não habita duvidas,nem
    achismos, nem discordias,nem falta de unidade.O REINO DE CRISTO é de AMOR,DE UNIDADE, DE PAZ, DE MUITA ALEGRIA, ONDE NÃO TEM NADA DISSO QUE VIVEMOS NESTES DIAS.Aqui neste mundo temos deveres como cidadões e obediencia as autoridades, porém dependemos do nosso DEUS QUE NÓS DARÁ UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA VIDA ETERNA EM UM NOVO CORPO ONDE NÃO HABITA MAIS O VENHO HOMEM E SIM UM GOVERNO JUSTO PARA TODOS OS QUE ACEITARAM A PALAVRA DA VIDA ETERNA. SEJA AQUILO QUE DEUS LHE CHAMOU A SER E NÃO MUDE !

    ResponderExcluir
  6. DEUS em todos os tempos se interessou e capacitou homens para cumprir os seus propósitos para transformar realidades politicas do povo judeu, ainda quando algum escolhido fracassava(como no tempo dos juizes) DEUS não desistia de acreditar que poderia levantar outro no seu lugar para continuar na busca destas mudanças.

    ResponderExcluir
  7. Não tem temor algum e muito menos amor a Deus quem fez este estudo, esta certo em partes, mais é um erro crucial se referir a Deus como politico, nunca se compara o reino e reinado de Deus com o que vemos aqui, como muito vemos hoje em dia as pessoa se apegarem a agluns versiculos no qual sem outros dão sentido contrario ao que é, este breve estudo acima nos mostra verdades sendo imposta de outa maneira, prefiro não entrar em detalhes se não iria digitar no minimo umas três paginas mas aos crentes que procuram resposta vigiai.

    ResponderExcluir
  8. @Um amigo..., Pelo visto você não prestou atenção em nada que leu, e ainda me acusa de não ter temor e amor a Deus sem me conhecer.

    Tenho certeza que você não entende o que é política, nem como expliquei sobre o Reino de Deus, nem muito menos a necessidade de um justo se envolver na política do seu território, como diz em Provérbios 29.2:

    "Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme." (Provérbios 29.2)

    Recomendo que leia novamente o texto novamente sem tirar conclusões precipitadas. Leia também:

    A Igreja do Senhor precisa de Representantes Políticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pare de hipocrisia, pare de distorcer os ensinamentos da biblia e colocar o que voce acha que tem que ser para seus objetivos humanos, cristao verdadeiro não se envolve em politica e pronto, voçe quer distorcer a verdade e os fatos para seu interesse proprio é lógico, tem um monte fazendo isto,se voçe se diz o cristao que é porque simplesmente não segue o que jesus fez quando esteve na terra, ele não participava da politica local EM NADA.Que representação politica é essa rapaz? não ve que isso não leva a adorar deus nem jesus nenhum, politica humana so tem discusão, interesses proprios, falsidade, corrupção. E não vem me falar que vc com todo ideal de cristao vai fazer diferente , que não vai fazer naaaada, é tudo a mesma coisa. homem governa o homem para seu proprio prejuizo,conversa idiota de cristao se enfiar em politica.

      Excluir
    2. Muitas acusações e pouca Bíblia no seu comentário.

      Me mostre na Bíblia um versículo que diga que cristãos não devem se envolver com política que eu te mostro uns 10 exemplos de figuras políticas na Bíblia, fazendo a vontade de Deus.

      Mas já que você não vai achar mesmo, te mostro assim mesmo:

      1. Abraão:
      A promessa de Deus para Abraão é que ele seria pai de numerosas nações e que reis sairiam dele. Me diga o que é uma nação? Como se organiza uma nação? Como uma nação se comporta diante de outras? Me diga pra que Deus iria querer que de Abraão saíssem reis? Por acaso é porque é bonito dizer isso? (Gênesis 17.5-6)

      2. José:
      Deus o colocou como governador para salvar as 70 almas de sua família da fome que veio ao mundo (Gênesis 45.4-8)

      3. Moisés:
      Viveu como príncipe do Egito. Tinha acesso ao palácio e a Faraó por causa do seu status. Ou você acha que um escravo do meio do povo iria ter acesso a Faraó, ainda mais para pedir a libertação do povo? Hahaha... Deus o fez príncipe do Egito exatamente por causa disso. (Êxodo 2.10)

      4. Saul:
      Deus o escolheu para ser o primeiro rei de Israel. A Bíblia diz que o Senhor o ungiu para governar a sua herança (1 Samuel 10.1)

      5. Davi:
      Deus o tirou do meio das ovelhas para colocá-lo como rei (1 Samuel 16)

      6. Salomão:
      Salomão como um sábio rei discorreu sobre muitos assuntos, inclusive sobre o envolvimento de justos com a política de sua nação (Provérbios 29.2)

      7. Ester:
      Ester como rainha trouxe um grande livramento para o povo de Deus (Ester 4.14-15)

      8. Daniel:
      Daniel foi escolhido para ser conselheiro do rei da Babilônia, e mais tarde o rei Dário o colocou como um dos três presidentes dos 120 sápatras do reino. O livro de Daniel é repleto de visões sobre o quê? Política! (Veja a partir do capítulo 7 para confirmar).

      9. Jesus:
      Sim, Jesus é político. Jesus é Rei.

      "um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro" (Apocalipse 12.5)
      "No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores." (Apocalipse 19.16)
      "Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo." (Mateus 2.2)
      "Jesus, pois, ficou em pé diante do governador; e este lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes." (Mateus 27.11)

      10. Deus:
      A Bíblia diz que Deus é no Reino dos Céus o Rei, o Legislador e Juiz. Ou seja, Ele acumula em si mesmo o Executivo, o Legislativo e o Judiciário:

      "Porque o Senhor é o nosso juiz; o Senhor é nosso legislador; o Senhor é o nosso rei; ele nos salvará." (Isaías 33.22)
      "Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?" (Tiago 4.12)

      Excluir
  9. quando nao existir partidos politicos ai sim poderá existir um home dirigido por deus pra reger um país ou um estado, mas enquanto existir partidos nunca será a decisao de um eleito que irá prevalecer e sim atendimento aos caprichos dos partidos.
    digo isso porq vi muitas aprovaçoes contraria aos interesses do poivo e consatava o nome de deupados cristaos vou dizer assim nao quero julga-los, que sao lideres de grandes matrizes evangelicas. será que aprovar mais de 60 por cento nas barcas era uma decisao sabia? na realidade que vivemos e aumento triplicado com a atual inflaçao?
    e quando vejo macumbeiros ocupando os espaços que foram consagrados aos santos?
    o dia que nao existtir partidos politticos eu acreditarei q podera haver um crente que possa nao se contaminar com essa politica, pois os crentes que ja ganharam e nao se envolveram com o circulo atual nao contiinuou sendo politico.
    um abraço a todos e espero nao ter falado besteiras, pois vi um video do you tube de uma igreja q no começo julguei ser crente de belial, mas repensando moises tinha uma linha de Deus a frente dele,mas a troca que houve foi porq um pastor nao apoiou o politico da matriz entao me desculpo aois crente que se opuseram a troca do seu pastor nessa epoca.
    um forte abraço a todos e espero q lederes nao sejam trocados de suas igreja por se posicionarem na forma que melhora achar a servir a Deus em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  10. bomm quando o justo governam o povo se alegra, mas o que estamos vendo é os justos cooperar com esses politicos que é a favor do arco-íris ai o povo geme.
    que comunhao ha entre o deus e mamon? andarao dois juntos se nao estiverem de acordo?

    ResponderExcluir
  11. Acho que devemos respeitar a politica do governo do homem assim como Deus disse mas, não devemos nos envolver..assim como ele disse pra respeitarmos outras religiões mas não nos disse pra fazermos parte delas...Jesus mesmo disse: "diga-me com quem andas e te direi quem és".. a política do homem é suja e sujo é aquele que participa dela. O governo do homem é uma forma do ser humano afirmar que pode viver sem Deus como governante, tentando resolver a saúde, a violência..questões estas que a cada novo governo nunca são resolvidas e não vai ser um cristão politico q vai dar jeito pois, Deus elegeu apenas Jesus como o único governante para livrar o mundo de todas as aflições e dar paz ao mundo.

    ResponderExcluir
  12. Escravos da Inflação.

    Dizem que somos livres,
    livres da escravidão,
    somos livres das correntes e escravos da inflação.
    Todo dia aumentam o leite, a manteiga, o arroz e o pão,
    só não aumentam o salário, que é para combater a inflação.
    Com um mísero salário muita fome iremos passar
    e ainda eles dizem: que querem nos ajudar.
    Criaram uma nova moeda e deram-lhe o nome de real,
    para os pobres é miséria, mas para os ricos é genial.
    Logo, logo estarão de volta, batendo em tua porta e te apertando a mão, beijando os teus filhos e te chamando de irmãos.
    Cuidado! Com eles. Eleições em 2014.
    A esperança para este País está com o Senhor Jesus Cristo,
    pois Ele é o caminho e a verdade e a vida.
    Ninguém pode te conduzir a presença de Deus, se não for Ele.

    ResponderExcluir
  13. Fico pensando nos políticos,
    Tremenda cara de pau,
    Desce bielas, e sobem sarjetas,
    apertam a tua mão,
    te beijão e até te abraçam,
    Depois de eleitos: eles te pirraçam
    Com tantos impostos para você pagar,
    Agora me digam quem vai te ajudar?

    A panelinha estar fervendo
    Fazem promessas que nunca podem cumprir,
    Depois de eleitos os assessores não irão deixar:
    Nem na porta do gabinete você se aproximar
    Alegando que o seu candidato não está.

    Nos pleitos vejo os beijos e os abraços,
    Andam com o povo, bebem água em suas canecas,
    Toma cafezinho e aceitam até tira-gosto,
    Depois o que eles fazem:
    Lavam bem as mãos e esfregam bem o rosto.

    Vamos votar com consciência
    Não troque o seu voto por nada.
    Não venda o seu voto,
    Não permitam que pilantras
    Tomem decisões por você no Legislativo Federal
    e Estadual de sua Cidade, vote certo.
    Vote consciente de um dever cumprido
    Sabendo que lá na Câmara
    Não puseste nem um bandido.

    Nenhum candidato pode fazer nada por você agora,
    E depois do pleito:
    Eles esquecem os seus direitos.
    Vejo o Garotinho no horário Politico do PR
    Mostrando uma preocupação
    com os vencimentos dos aposentados,
    Mas que vergonha, ele levou quatro anos
    e só agora que veio descobri.
    Me enganem que eu aceito,
    vamos lhe dá a resposta é no próximo Pleito.

    Dizem: Que no Brasil,
    A pobreza acabou.
    Ó! Que mentira cabeluda.
    Só se for durante o dia
    Porque a noite da agonia
    Vê tanto indigente na sarjeta
    Com tanto frio, se cobrindo com gazeta.

    Precisamos mudar a história do Brasil,
    chega de sofrer,
    que os verdadeiros servos de Deus,
    assumam o poder:
    Na presidência,
    no Senado, nos governos estaduais
    e municipais, nas câmaras estudais
    e municipais. Os picaretas jamais.
    Parem de sofrer.

    Mas meus irmãos o poder está em suas mãos,
    Não troque o seu voto, por cimento, britas ou areia,
    Se alguém lhe oferecer: bota esse bandido na cadeia.

    ResponderExcluir
  14. Matéria polêmica esta, porém penso que se realmente o cristão tem de se envolver em política ele tem de fazer uma escolha antes de se envolver... Renunciar a Cristo! Quantos que se dizem Cristãos estão lá no planalto, nas câmaras municipais, senado, prefeituras e não fazem a diferença, Roubam como um chacal e vivem dentro dos templos adorando a Deus. Essa pergunta é para todos que deixaram seu comentário.... E você o que faria se fosse eleito ?

    ResponderExcluir
  15. Tema muito polêmico, mas se analisarmos hoje, quantos cristão políticos temos hoje no brasil? O que eles tem feito para que haja uma mudança? E você que comentou, o que faria? Crente para ser um político tem de fazer uma renuncia... Renunciar a Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente sobre este estudo!
Obs: Todos os comentários são moderados. Regras:
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não use palavras depreciativas, este é um site cristão;
- Escreva somente sobre o assunto do post; se deseja falar algo não relacionado ao post use o Formulário de Contato;

Os comentários no Facebook e no próprio site representam a opinião dos seus respectivos autores, e não do autor do site.